-
Arquitetos: Espaço Oficina
- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:João Gigante
-
Fabricantes: Davide Groppi, Grohe, Nordlux, Ségis, ZWCAD
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida num edifício reconhecido de Braga, a nova Clínica de João Carlos Costa Diagnóstico por Imagem, distingue-se pelo seu minimalismo e elegância. O projecto foi desenvolvido segundo o conceito pioneiro e actual da clínica, apostando nos melhores equipamento/materiais, tendo como ponto de partida o aproveitamento da laje nervurada à vista e claraboias em betão existentes no local.
A procura de formulas simples, de modo a realçar o tecto e entradas de luz natural pré-existentes, resultou na combinação de espaços cúbicos, minimalistas, valorizados pelos pormenores de luz e apontamentos de cor. A combinação entre funcionalidade, estética e especificidades do serviço prestado no espaço, resulta num desenho de simetrias cuja exceção é contemplada em estruturas arquitetónicas diferenciadas em forma, cor ou material. Programaticamente é feita uma separação entre espaço público e espaço técnico, assumido maioritariamente ao nível da mezzanine, enfatizado pela convivência com todas as infraestruturas que o servem.
A materialidade do espaço vai de encontro ao conceito inovador da clínica, procurando a utilização materiais simples em soluções complexas. A paleta em tons cinza dos microcimentos e estruturas metálicas, é pautado pelo o uso do preto, branco e laranja, a única cor contrastante assumida no espaço.